quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Receita Para o Ano Novo... Felizzzzzzzzz Ano Novo!!!!!


Compartilhando com vocês... uma velha história de família, uma receitinha de um doce saboroso, e ainda muitos desejos para essa ano que vem...  2012!!!!!

A História e a Receita

Hoje moro na casa que era de meus avós paternos, e aqui  tenho muitas lembranças de quando eu era  pequena,  na época de festas de fim de ano... lembro de minha avó... fazendo os Bolinhos de Vinho.... pesquisando descobri que o nome dele em italiano é "Embriagatto", é um bolinho frito feito com vinho tinto, farinha de trigo, açúcar, óleo e mel...

Aprendi com minhas alunas Judias, que no ano novo Judaico, não pode faltar mel na mesa, para que o ano seja sempre doce...tranqüilo e feliz...

Agora a tarde estava eu no supermercado comprando as cosinhas para a festa de Ano Novo, me lembrei da minha aluna me contando sobre o mel e o ano novo Judaico, então comprei um pote de mel...e nem sei porque... qdo cheguei em casa... me lembrei de uma cena...   eu era pequena... e entrava aqui nessa casa...fui me dirigindo para a cozinha e ví minha avó Dóra fritando os bolinhos de vinho, e  minha avó falou... "filha coma os bolinho da vovó!!!".... bateu uma saudades!!!!

Acho que ela me inspirou... pq no mesmo momento pensei em fazer essa deliciosa receita de família.... e também tirar as fotos para compartilhar com vcs... como meu presente de Ano Novo...

Desde já peço que me perdoem... as fotos não ficaram boas... pq tirei com o celular...
Mas acho que dá para ter  uma idéia!!! Eu fiz meia receita...pq a receita rende muito... mas como eu acho que essa não vai dar para nada... para o ano novo... vou fazer mais um pouco.. aí tento tirar outras fotos...ok???

A Meia Receita do Embriagatto

Ingredientes

1 copo de requeijão de vinho tinto
1/2 copo de requeijão de óleo
1 colher cheia de açúcar
1 pitada caprichada de canela

Modo de fazer

Coloquei em uma panela grande,  o vinho o açúcar, o óleo, a canela, qdo começou a ferver  desliguei o fogo, e fui acrescentando aos pouquinhos a farinha de trigo, fui  mexendo com a colher de pau, até ela ficar consistente e poder manusear-la com as mãos, tirei da panela e coloquei na mesa para poder sova-la... acrescentei mais um pouco de farinha de trigo até que a massa não grudasse mais em minhas mãos.
Fiz uma tira grossa e fui cortando fazendo tirinha de rolinhos como inhoque, e com a faca fui cortando.
Esquentei bem o óleo na frigideira, e coloquei meus bolinhos para fritarem, qdo eles ficavam marrons, fui retirando a fritura e colocando em papel toalha ( minha avó usava o saquinho do papel de pão...eheheh lembro direitinho disso).
Depois de tudo frito coloquei em uma travessa e joguei por cima de todos eles bastante mel.

Acho que nem preciso contar o final da história... melhor postar as fotos... pq agora nesse momento....não tem  nem metade da travessa de bolinhos...eheheheheh

O copo que usei como medida

A panela

cortando os bolinhos







Fritando os bolinhos





Os bolinhos prontos


E agora para finalizar essa última postagem do ano...



FELIZZZZZZZZZZZZZZZ ANO NOVO!!!!!!!!!!
MUITAS ALEGRIAS... FELICIDADES... SAÚDE E PROSPERIDADE PARA TODOS!!!!
Muitossssssss beijosssssssss e abraços apertados
Silvinha
VIVA 2012!!!!!

4 comentários:

Eme Fialho disse...

Parece ser bom. Deu água na boca.
A história emociona amiga, que bom que Deus é um pai tão generoso e nos permite ter lembranças...
Quero agradecer mais uma vez pelo seu carinho e amizade, desejar tudo de bom e mais um pouco. Feliz sempre...
E que venha 2012, pois o Senhor é meu pastor e nada me faltará!

MARIA disse...

OI linda!!!!!!!!!, vou fazer, depois te conto Rsrsrsrs, te desejo o melhor aqno de sua vida, beijossssssssssssssss.

Stella Crochê disse...

TENHA UM 2012 ABENÇOADO!!!

‎.._██_*。*./ \ .˛* .˛.*.★* *★ 。*
˛. (´• ̮•)*˛°*/.♫.♫\*˛.* ˛_Π_____. * ˛*
.°( . • . ) ˛°./• '♫ ' •\.˛*./______/~\*. ˛*.。˛* ˛. *。
*(...'•'.. ) *˛╬╬╬╬╬˛°.|田田 |門|╬╬╬╬ .
¯ ˜"*°••°*"˜¯`´¯˜"*°••°*"˜¯` ´¯˜"*°´¯˜"*°••°*"˜¯`´¯˜"*°
Grande abraço.

Unknown disse...

oi Silvinha, é sempre uma delícia deparar com uma receitinha do tempo da vovó . também lembro bem do cartucho de pães servindo de papel toalha ...rsss lá em casa tb era assim .

Fiz o post no Stilo Basico sobre o meu presente de natal VENCENDO UMA BOLA DE NEVE , ainda não comecei a ler, mas logo logo chega a vez dele.

bjim e Feliz 2012